Encontro de Pesquisadores Brasileiros na Itália 20/03/2024
A Rede Diáspora Ricercatori e a Embaixada do Brasil em Roma – através do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação – com o apoio da Organização Internacional Ítalo Latino-Americana (IILA) promoveram, em 20 de março, o “Encontro de Pesquisadores Brasileiros na Itália”. Na ocasião, o embaixador Renato Mosca parabenizou a Rede Diáspora Ricercatore pelo seu 1° ano de atividade e reafirmou o compromisso com a cooperação científica, tecnológica e acadêmica entre Brasil e Itália.
A programação, que contou com cerca de 120 pesquisadores, entre participantes presentes e em modalidade virtual, teve visita guiada ao majestoso Palazzo Pamphilj e abertura dos trabalhos com as pesquisadoras Naiara Posenato, presidente do Comitê Diretivo da Rede Diáspora Ricercatori, e Ana Maria Carneiro (Unicamp). O primeiro painel, “Diálogo com instituições brasileiras”, foi apresentado por Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do Grupo de Cooperação internacional de Universidades Brasileiras (GCUB); Maria Zaira Turchi, coordenadora do Programa de Internacionalização da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e Elisa Natália, assessora de Cooperação Internacional de Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O segundo painel, “Diálogo com o mundo empresarial”, teve a participação de Tullo Cavallazzi Filho, presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina; Andrea Marighetto, gerente jurídico executivo sênior da JBS Global Meat e André Chieff, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt.
Pesquisadores, associações, empresas e universitários tomaram conhecimento de acordos, editais de fomento e apoio à mobilidade para pesquisadores e alunos e refletiram sobre a importância da formação e do fortalecimento da diáspora de pesquisadores por meio de conexões com instituições brasileiras e italianas e o setor privado.
