Gestão

Liderança e Colaboração Global: O Comitê Gestor

Fortalecendo Laços Científicos:
O Pilar da Gestão

Na Rede Diáspora Ricercatori, o Comitê Gestor desempenha um papel vital na facilitação e promoção do intercâmbio científico entre Brasil e Itália. Com uma visão de fortalecer o apoio aos pesquisadores e maximizar a disseminação de suas descobertas, o comitê atua como um catalisador para a inovação e colaboração internacional. Suas atividades são orientadas por um compromisso com a solidariedade e a criação de oportunidades que transcendem fronteiras, contribuindo para um diálogo científico rico e diversificado. Aqui, exploramos como nossos líderes comprometidos impulsionam essa missão, desenvolvendo conexões que enriquecem tanto a pesquisa quanto as comunidades acadêmicas envolvidas.

Nosso Comitê Gestor: Líderes em Conexão

O Comitê Gestor da Diáspora Ricercatori é composto por uma equipe dedicada de especialistas que trabalham incansavelmente para fortalecer os laços científicos e tecnológicos entre Brasil e Itália. Cada membro traz uma rica diversidade de experiências e paixões, promovendo a inovação e a interdisciplinaridade. Conheça aqueles que dirigem nossas iniciativas e conduzem nossa missão de elevar o potencial colaborativo entre as nações.

Ana Paula Zappellini Sassi

Pesquisadora em história do direito e teoria da justiça com especial interesse em direito penal comparado e direitos das mulheres na Idade Contemporânea. Jurista de formação, mestra em Teoria e História do Direito pela UFSC e doutoranda na Università degli Studi di Milano. Através da Rede Diáspora Ricercatori, busca colaborar no fortalecimento de conexões e trocas acadêmicas entre pesquisadores(as) italianos(as) e brasileiros(as) e a comunidade brasileira na Itália.

Audrey Franceschi

Pesquisadora em farmacologia, neurociência e nanomateriais da Scuola Internazionale di Studi Avanzati di Trieste. Realizou Mestrado e Doutorado em farmacologia pela USP – Ribeirão Preto e estágio de Pós-Doutorado na USP e UFRJ. Seu interesse em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico a instigou a participar da Rede Diáspora Ricercatori para auxiliar no processo de transferência de tecnologia em redes de colaboração entre o Brasil e a Itália.

Dayana Loverro

Doutoranda em Letras pela USP, com foco em Literatura brasileira traduzida na Itália, é membro de grupos de pesquisa na área de Italianística no Brasil. Concluiu período sanduíche pela Università degli Studi Roma Tre e atua como professora de Italiano e Português como língua estrangeira. É também tradutora, intérprete e redatora. Aliando suas experiências na criação de pontes entre instituições e profissionais no eixo Brasil – Itália, deseja colaborar no estabelecimento e no fortalecimento das relações bilaterais junto à Diáspora Ricercatori.

Elias Canal

Jurista especializado em integração europeia e direitos humanos pela Università di Perugia, com mestrado em direito processual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente trabalha no projeto italiano Justiça Ágil – por uma justiça justa: inovação e eficiência nos órgãos judiciários. Membro da diplomacia científica italiana – Innovitalia 2023, com pesquisa desenvolvida na Universidade Aristóteles de Thessaloniki. Acredita no fortalecimento da rede Diáspora Ricercatori como ambiente de colaboração científica e solidariedade.

Naiara Posenato

Jurista especializada em comércio internacional e com doutorado em Direito Internacional e da União Europeia pela Università di Roma La Sapienza. Atualmente é professora associada de Direito Comparado junto à Università degli Studi di Milano. Foi visiting scholar e visiting professor em diversas instituições científicas e universidades brasileiras e europeias. Advogada. Acredita na ideia da Rede Diáspora Ricercatori como forma de estimular a interdisciplinaridade e de criar mais oportunidades para todos.

Sheila Maués Autiello

Doutora em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará, com foco em Didática do Português Língua Não Materna, Tecnologias da Linguagem Humana, Texto de Especialidade e Didática da Literatura Brasileira. Foi coordenadora adjunta do programa brasileiro PNLD Literário, fusão dos programas Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Atuou como professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará. Participa de diversos projetos de pesquisa científica entre grupos do Brasil e da Itália. Atualmente é professora de Português Língua Não Materna (Português Brasileiro) junto à Università degli Studi di Milano. Está na Rede Diáspora Ricercatori porque acredita que a conexão entre pesquisadores diasporados, de disciplinas e instituições diferentes, atravessa as fronteiras epistemológicas de cada ciência, permite o diálogo de saberes, estimula a diversidade e gera sinergia e inovação.

Histórico de Gestores

Descubra a história e os líderes visionários que construíram a nossa rede. Conheça as contribuições significativas que moldaram o futuro da Diáspora Ricercatori e inspire-se com as trajetórias de nossos gestores passados.